POPULISMO

Uma WebQuest para a disciplina de História

3ª série do Ensino Médio

Elaborada por: Profº Izaudir Diniz Linhares

izaudir@gmail.com

Estagiário: André Feliciano Garcia de Queiroz

Introdução 

 

“(…) essa autoridade, encarnada na figura pessoal do presidente-Executivo, tornava impossível a manutenção de partidos políticos e parlamentos, todos lentos, custosos, ineptos e, sobretudo, órgãos de manifestação dos antagonismos sociais. A ‘nova democracia’, por conseguinte, negava a ideia de uma sociedade fundada no dissenso, postulando a tendência à unidade em todos os aspectos, fossem econômicos, políticos, sociais ou morais.” (Gomes, 1998)
O Populismo foi um fenômeno político manifestado em grande parte dos países latino-americanos durante quase que a totalidade do século XX. Sua característica mais marcante é fundamentada pela presença de uma liderança carismática detentora de retórica sedutora principalmente às classes baixas da população, como trabalhadores urbanos e camponeses, que ao longo de sua existência sempre entraram em embate com as forças dominantes requerendo as mais diversas aspirações. No Brasil, estes setores sociais, ansiosos por reformas estruturais e herdeiros imediatos das políticas elitistas do café-com-leite, acabam por configurarem-se como alvos fáceis desse discurso populista, caindo às graças de Getúlio Vargas, em 1930.

A Tarefa 

  • Indicar as principais características dos discursos populistas;
  • Apontar por que o populismo não é combatido pelas elites políticas/econômicas;
  • Refletir sobre a possibilidade de os populistas quererem, na realidade e antes de tudo, se perpetuarem no poder;
  • Questionar-se se atualmente na América Latina e no Brasil existem lideranças políticas com postura semelhante à de Vargas.
  • Ao final você poderá elaborar uma apresentação e um texto conclusivo.

O Processo 

  • Essa atividade poderá ser feita em grupo ou individual;
  • Pesquise sobre o tema e sobre as questões propostas sem fragmentar a pesquisa, de modo com que cada integrante do grupo pesquise sobre cada um dos itens da tarefa.

Avaliação

Será avaliada a capacidade de elaboração do texto e a coesão da exposição e das análises propostas no mesmo.

Conclusão

Os alunos deverão ao término das atividades, terem um pouco mais claras a noção política de populismo e suas implicações práticas na sociedade.