Uma WebQuest para a disciplina de História

3ª série do Ensino Médio

 

Profº Izaudir Diniz Linhares

izaudir@gmail.com

 

Estagiária: Dennise Verônica Basso De Santi Vieira de Souza

Introdução

“É possível falar da Revolução Cubana em dois sentidos: como processo de luta pela tomada do poder por Fidel Castro e os companheiros que com ele lutaram na oposição insurrecional ao regime do ditador Fulgêncio Batista. Nessa acepção, foi um movimento guerrilheiro que capitalizou o descontentamento do povo contra as condições de miséria, corrupção, falta de liberdade e dependência em relação aos EUA, para instalar um governo revolucionário nos primeiros dias de 1959.

Na segunda acepção, a Revolução Cubana de 1959 foi a continuidade das frustradas lutas de independência iniciadas na segunda metade do século passado e pode ser caracterizada efetivamente como uma revolução não pelo fato de ter tomado o poder, mas por ter desenvolvido um processo de transformações radicais das estruturas econômicas, sociais, políticas e ideológicas que fizeram de Cuba o primeiro país socialista da América Latina e do mundo ocidental.” (SADER, Emir. A Revolução na América Latina. In: A Revolução Cubana. Editora Moderna, 2ª Ed. São Paulo, SP. Pag. 05).

A Tarefa  

 

Elabore uma dissertação ou uma apresentação que contemple os seguintes tópicos:  a) a grande influência dos Estados Unidos em Cuba;

b) as principais características do governo do ditador Fulgêncio Batista;

c) os principais motivos que ocasionou a organização da revolução;

d) as principais características dos personagens Fidel Castro e Che Guevara;

e) a tomada do poder e a implantação do socialismo em Cuba.

Avaliação  

 

Será considerada a profundidade da pesquisa e a produção da dissertação ou da apresentação demonstrando o domínio e clareza sobre o tema.

Conclusão 

 

A final desta atividade é esperada que o aluno tenha domínio do conteúdo sobre a Revolução Cubana com seus principais aspectos.